ASSINE
search button

Vítima de abusos critica pedido de 'perdão' do Papa

"Chega de desculpas, chega de vergonha", disse Juan Carlos Cruz

Compartilhar

Vítimas de abusos sexuais no Chile expressaram nesta terça-feira (16) sua insatisfação com as palavras do papa Francisco, que pedira "perdão", durante um encontro com diplomatas e políticos em Santiago, pelos crimes de pedofilia cometidos dentro da Igreja Católica.

"Chega de desculpas, chega de vergonha. É hora de agir", declarou Juan Carlos Cruz, abusado pelo padre chileno Fernando Karadima, sacerdote condenado pelo Vaticano em 2011 - os casos envolvendo o prelado foram encobertos por seus superiores durante muito tempo.

Cruz também criticou a presença do bispo de Osorno, Juan Barros, acusado de proteger Kadima, na primeira missa celebrada por Jorge Bergoglio no Chile. "Ali está ele [o Papa], celebrando a missa com Barros, entre beijos e abraços. Essa é a verdadeira vergonha, essa hipocrisia tão grande, o fato de eles se protegerem", acrescentou.

O jesuíta e ativista Felipe Berríos também condenou a presença de Barros na missa, mas evitou culpar Francisco. "Ele colocou o Papa em uma situação difícil", disse. Durante a manhã, o líder católico exprimira "dor e vergonha" pelos crimes de pedofilia na Igreja.

"É justo pedir perdão e apoiar com todas as forças as vítimas, enquanto devemos nos empenhar para que isso não se repita", afirmara o Papa.