Jornal do Brasil

Terça-feira, 17 de Julho de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Medo não deve impedir que imigrantes sejam bem recebidos, diz papa Francisco

Pontífice celebrou missa especial pelo Dia Mundial de Migrantes e Refugiados

Jornal do Brasil

Em missa especial para marcar o Dia Mundial de Migrantes e Refugiados, o papa Francisco destacou, neste domingo (14), que os medos mútuos entre imigrantes e suas novas comunidades eram compreensíveis, mas não deveriam impedir que os recém-chegados fossem bem recebidos e integrados.

"Comunidades locais às vezes temem que os recém-chegados perturbem a ordem estabelecida, 'roubem' algo que eles trabalharam por muito tempo para construir. Os recém-chegados...estão com medo de confronto, julgamento, discriminação e fracasso", disse, prosseguindo: "Ter dúvidas e medos não é pecado. O pecado é permitir que esses medos determinem nossas respostas, limitem nossas escolhas, comprometam o respeito e a generosidade, alimentem hostilidade e rejeição."

Medo não deve impedir que imigrantes sejam bem recebidos, diz papa Francisco

Francisco se dirigia a uma congregação que incluía refugiados de cerca de 50 países. O Pontífice acrescentou que os recém-chegados devem "conhecer e respeitar as leis, a cultura e as tradições dos países que os recebem", e que por sua vez as comunidades devem "se abrir sem preconceitos à rica diversidade, entender as esperanças e o potencial dos recém-chegados, bem como seus medos e vulnerabilidades."



Tags: francisco, imigração, mensagem, pontífice, vaticano

Compartilhe: