Jornal do Brasil

Sábado, 21 de Julho de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Islândia torna ilegal diferença salarial entre homens e mulheres

Jornal do Brasil

As mulheres na Islândia acordaram para um mundo novo e corajoso na última segunda-feira, quando o país se tornou a primeira nação do planeta a tornar o pagamento igualitário entre homens e mulheres um requisito legal.

A legislação inovadora entrou em vigor no dia de Ano Novo, mas esteve em discussão desde março, quando a medida foi anunciada para coincidir com o Dia Internacional da Mulher.

De acordo com a nova legislação, empresas e agências governamentais com mais de 25 membros da equipe terão que obter um certificado do governo que comprovar seu status de igualdade de remuneração. Aqueles encontrados em violação da lei enfrentarão multas.

A nação insular de pouco mais de 320 mil pessoas é líder mundial em igualdade de gênero e foi reconhecida como tal nos últimos nove anos pelo Fórum Econômico Mundial (WEF). O último relatório do órgão afirma que a Islândia atua como "um líder no empenho político feminino e um forte protagonista na igualdade salarial".

A lei islandesa foi amplamente apoiada por todas as partes no parlamento. Cerca de 50% dos parlamentares são mulheres. Políticos de todo o mundo também deram o apoio. Escrevendo no Facebook, o senador dos EUA, Bernie Sanders, disse que a legislação é um exemplo para os EUA, que ocupa o 49º lugar na tabela de igualdade de gênero do WEF.

"Devemos seguir o exemplo de nossos irmãos e irmãs na Islândia e exigir igual pagamento por trabalho igual agora, independentemente de gênero, etnia, sexualidade ou nacionalidade. Ao lutar contra os esforços republicanos para reverter os direitos das mulheres para a segunda classe, é importante não perder de vista que nosso objetivo real é avançar e expandir os direitos das mulheres", escreveu Sanders.

>> Sputnik

Sputnik


Tags: bernie sanders, emprego, estados unidos, fórum econômico mundial (wef), homens, igualdade de gênero, islândia, mulheres, trabalho

Compartilhe: