ASSINE
search button

Mais da metade dos britânicos quer ficar na União Europeia

Pesquisa mostrou recorde na rejeição do 'Brexit'

Compartilhar

Em meio às negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit, 51% dos britânicos disseram que apoiam a permanência do país no bloco econômico.

Os resultados da pesquisa BMG Research, publicado neste domingo (17) pelo jornal "The Independent", mostram ainda uma inédita vantagem de 10 pontos percentuais entre os que querem a permanência e aqueles que apoiam o Brexit - que ficaram em 41%.

O número é o maior desde a realização do referendo de separação, ocorrido em 23 de junho de 2016. A última vez que os pró-Brexit foram maioria nessa pesquisa ocorreu em fevereiro deste ano e, segundo um dos organizadores da pesquisa, Michael Turner, a mudança veio principalmente das pessoas que não participaram da votação.

"A pesquisa sugere que, há cerca de um ano, aqueles que não votaram no referendo estavam divididos em grande parte. Porém, no levantamento atual, eles agora estão esmagadoramente a favor da permanência na UE", diz Turner.

De acordo com a empresa, foram ouvidas 1.509 pessoas, entre os dias 5 e 8 de dezembro, que moram no Reino Unido.

A primeira fase das negociações foi encerrada na última sexta-feira (15) e definiu os três primeiros pontos dos debates: os direitos dos cidadãos europeus que moram no Reino Unido, e vice-versa, serão mantidos após a separação, a "conta do divórcio" - o valor que os britânicos terão que pagar ao bloco - foi fechada em 60 bilhões de libras esterlinas e ficou definido que nada será alterado em relação às fronteiras com a Irlanda.