ASSINE
search button

Franciscanos da Itália doarão 'Lâmpada da Paz' para Merkel

Item será dado por 'esforços por conciliação dos povos'

Compartilhar

A "Lâmpada da Paz de São Francisco" de 2017 será entregue para a chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou o padre Mauro Gambetti, responsável pelo Sacro Convento de Assis.

Segundo o religioso, o motivo da premiação para a líder do governo refere-se ao fato de que "na sua Alemanha e na Europa, ela se distinguiu na obra de conciliação em favor da pacífica convivência entre os povos".

"Permanecendo na onda anti-imigrantes que atingiu quase todos os líderes europeus, em particular aqueles dos países do Visegrad (Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia), Merkel convidou os refugiados sírios a ir para a Alemanha e fazer o pedido de asilo. Em 2015, os alemães acolheram cerca de um milhão de imigrantes e a Alemanha está entre os seis países da União Europeia que aceitaram quase 80% dos pedidos", disseram em nota os franciscanos.

Merkel receberá o prêmio pessoalmente, na próxima primavera europeia, entre março e junho, na cidade italiana de Assis.

No ano passado, a premiação foi dada para o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que conquistou um Nobel da Paz pelos esforços para fechar um acordo de paz entre governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em 2016.