Jornal do Brasil

Quinta-feira, 19 de Abril de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Estrategista militar norte-americano revela como a humanidade acabará

Jornal do Brasil

Analista militar norte-americano Daniel Ellsberg enumerou as possíveis razões do início da Terceira Guerra Mundial e falou sobre as consequências de tal conflito.

A opinião do estrategista militar é expressa em seu livro batizado de "Máquina do Juízo Final: Confissão de um Estrategista Nuclear". O parecer dele foi publicado pela San Francisco Chronicle.

Segundo afirma o analista, a terceira guerra nuclear pode ser provocada por qualquer mensagem falsa da mídia, falha eletrônica ou ordem errônea. 

De acordo com Ellsberg, uma notícia falsa sobre um atentado em Washington ou em Moscou seria suficiente para desencadear um confronto nuclear. 

Entretanto, o analista acrescentou que as potências militares mundiais possuem um potencial muito maior do que o necessário para defesa.

Ellsberg está convencido de que em poucos dias um conflito militar de grande escala levará à destruição da humanidade. O analista também se assusta com a atitude dos EUA com as armas de destruição em massa (ADM).

"Somos o único país do mundo que acredita que venceu a guerra graças às ADM, bombas atômicas e incendiárias. Somos os únicos que acreditamos que tudo isso foi justificado. Tal atitude em relação às armas é muito perigosa", afirma o analista.  

Além disso, Ellsberg publicou várias recomendações para não permitir a Terceira Guerra Nuclear: EUA não devem desencadear a guerra e serem os primeiros a utilizar as armas nucleares, bem como devem eliminar o componente terrestre da tríade nuclear.

>> Sputnik

Sputnik


Tags: ameaça, armas de destruição em massa, defesa, guerra nuclear, moscou, opinião, terceira guerra mundial, washington

Compartilhe: