ASSINE
search button

Cyril Ramaphosa é eleito presidente do partido de Mandela

Vice-mandatário da África do Sul concorrerá à sucessão de Zuma

Compartilhar

O vice-presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, 65 anos, foi eleito nesta segunda-feira (18) para liderar o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), partido fundado por Nelson Mandela e que está no poder desde 1994.

Com isso, Ramaphosa será o candidato do ANC nas próximas eleições presidenciais, que definirão o substituto do contestado Jacob Zuma, cujo segundo e último mandato termina em 2019.

O vice recebeu 2.446 votos entre os cerca de 4,7 mil delegados da legenda e venceu Nkosazana Dlamini-Zuma, ex-presidente da Comissão da União Africana e ex-esposa de Zuma.

Ramaphosa, considerado um dos empresários mais ricos da África do Sul, é um veterano da luta contra o apartheid e liderou o poderoso sindicato dos mineradores, que desafiou o regime segregacionista em meados dos anos 1980.

O novo líder do ANC se apresenta como um reformista que tirará a economia sul-africana do pântano da corrupção, crime que ronda o governo Zuma. O próprio presidente é acusado de ter usado dinheiro público para reformar sua mansão privada e de ter nomeado ministros para favorecer empresas na administração nacional.