ASSINE
search button

Ponte que ligará Crimeia à Rússia continental ganha nome

Compartilhar

O nome oficial da ponte construída através do estreito de Kerch vai aparecer nas placas de estrada e mapas topográficos, comunica o portal especial onde os cidadãos russos escolheram a denominação dela.

Foi na noite de sábado (16) que terminou a votação no site especial "Chame a Ponte". Ao final, a maioria dos participantes escolheu Ponte da Crimeia como nome oficial do projeto grandioso. Outro "candidato" forte, Ponte de Kerch, em referência ao respectivo estreito, teve menos de metade dos votos.

A terceira posição foi ocupada pela simbólica denominação Ponte da Reunificação.

A ponte, cujas partes serão unidas, segundo os construtores, nos finais de dezembro, será a mais longa da Rússia com 19 quilômetros de comprimento e ligará a região russa de Krasnodar à península da Crimeia, que foi reunificada com a Rússia na primavera de 2014. Resulta que já neste ano se poderá (mas por enquanto só para os construtores) passar da costa de Taman até à costa crimeana.

Destaca-se que o início da circulação de automóveis pela ponte da Crimeia está planejado para dezembro do ano que vem.

Ademais, frisa-se que a construção está sendo efetuada a ritmos acelerados, estando já o tabuleiro da ponte montado a 95%.

A votação decorreu durante um mês desde 16 de novembro. A ideia para efetuá-la foi proposta pelo presidente russo, Vladimir Putin, durante sua grande coletiva de imprensa anual em 2016.

>> Sputnik