ASSINE
search button

Papa Francisco completa 81 anos e recebe felicitações dos fiéis no Angelus

Compartilhar

Neste domingo (17), o Papa Francisco completou 81 anos recebendo mensagens de carinho e felicitações dos fiéis. Da janela do Palácio Apostólico para a tradicional oração do Angelus, Francisco pôde ver um grande cartaz onde estava escrito: "Muitas felicidades, Santidade". Após a reza, centenas de fiéis cantaram seu nome. Sorridente, o Pontífice agradeceu.

O presidente italiano Sergio Mattarella também enviou mensagem, destacando "a importância de colocar no centro da política as pessoas e a família." Mattarella reforçou que com suas viagens por todo o mundo, Francisco "persegue com coragem e determinação caminhos de diálogo e de reconciliação para curar as feridas sociais e superar as tensões internacionais".

Os veículos de imprensa da Santa Sé também divulgaram mensagens de felicitações: o jornal oficial "L'Osservatore Romano" destacou: "ad multos annos" (por muitos anos), e a Secretaria de Comunicação escreveu "Feliz Aniversário" em seis idiomas.

Antes da missa, o Papa se reuniu com crianças atendidas pelo Dispensario Santa Maria, entidade sem fins lucrativos que oferece serviços pediátricos a famílias de baixa renda. Na ocasião, ele assoprou as velas de aniversário colocadas em uma pizza gigante que seria servida às crianças.

"Comam quatro metros de pizza, faz bem. Faz crescer", disse Francisco às crianças. Na agenda divulgada pelo Vaticano, não consta nenhum outro compromisso oficial para hoje. Mas o Papa recebeu saudações e elogios de líderes políticos italianos. O primeiro-ministro Paolo Gentiloni, a presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini, e a prefeita de Roma, Virginia Raggi, também parabenizaram Francisco pelo aniversário. "Gostaria de agradecer profundamente o Papa pelo seu irrestringível empenho que sacode nossa consciência para tornarmos esse mundo melhor", disse o premier italiano. "Feliz aniversário ao nosso Papa", escreveu, em sua primeira página, o jornal Avvenire, feito pela Conferência Episcopal Italiana (CEI). 

Com Ansa