ASSINE
search button

Nova política dos EUA reduz chegada de cubanos ilegais

Mudança foi adotada em janeiro, ainda na gestão Obama

Compartilhar

O Departamento de Estado norte-americano divulgou que a entrada ilegal de imigrantes cubanos no país diminuiu em 64% de janeiro a dezembro.

O principal fator para a queda é o fim da política "pés secos, pés molhados", que favorecia quem conseguia chegar em solo americano mesmo sem autorização.

A medida "pés secos, pés molhados" garantiao visto americano permanente para imigrantes de Cuba que colocassem que pisassem nos EUA, mas foi suspensa por Barack Obama em janeiro deste ano, quando ainda era presidente. O fim da política foi crucial para a diminuição em 71% do fluxo migratório.

O Departamento de Estado informou os dados na terça-feira (12), após a 31ª conferência bilateral sobre imigração. Os EUA ainda divulgaram que atingiram a meta anual de emitir 20 mil autorizações de residência a cubanos.

Apesar disso, Cuba afirmou que a decisão de cortar a emissão de vistos em Havana estava "prejudicando seriamente" as famílias.

Em setembro, 60% dos funcionários da Embaixada dos Estados Unidos de Cuba foram retirados, após sofrerem "ataques acústicos". Embora Cuba tenha população de 11,2 milhões de habitantes, estima-se que 2 milhões de cubanos vivam nos Estados Unidos.