ASSINE
search button

Fornecimento de gás à Itália será retomado meia-noite

Abastecimento foi afetado por explosão em central na Áustria

Compartilhar

Bloqueado pela explosão em um centro de distribuição na Áustria, o abastecimento de gás natural para a Itália deve ser retomado à meia-noite desta quarta-feira (13).

O recurso é usado como combustível em sistemas de aquecimento, e os problemas no fornecimento fizeram o governo italiano declarar estado de emergência, já que o país convive com nevascas e baixas temperaturas desde o início da semana.

"Com base nas informações disponíveis, as três linhas do gasoduto que leva gás russo para a Itália não foram impactadas, então esperamos a retomada dos fluxos para a meia-noite", declarou Marco Alverà, CEO da Snam, principal distribuidora de gás da península.

O acidente ocorreu na central austríaca de Baumgarten an der March, perto da capital Viena e da fronteira com Hungria e Eslováquia, e deixou uma pessoa morta e dezenas de feridos. O local é o principal centro de distribuição na Áustria de gás natural da Rússia e da Noruega.

A explosão interrompeu temporariamente o fornecimento para diversos países europeus, enquanto as autoridades verificavam a extensão dos danos.