ASSINE
search button

Autor de explosão em NY é indiciado por apoio ao terrorismo

Akayed Ullah tem 27 anos e é originário de Bangladesh

Compartilhar

O jovem Akayed Ullah, de 27 anos, foi formalmente indiciado por apoiar o terrorismo nesta terça-feira (12), um dia após ser preso pelas autoridades norte-americanas como o principal suspeito pela explosão de uma bomba no terminal rodoviário de Port Authority, em Nova York.

Originário de Bangladesh, o jovem vive nos Estados Unidos desde 2011. Até o momento, as autoridades do seu país natal não encontraram ligação entre Ullah e organizações fundamentalistas islâmicas, disse o jornal "The Daily Star".

O FBI também admitiu que Akayed Ullah nunca aparecera em lista de suspeitos ou chamou a atenção dos serviços de inteligência.

Apesar disso, as autoridades dos EUA confirmaram que a explosão no terminal de ônibus fora "uma tentativa de atentado terrorista". Ullah carregava uma bomba de fabricação caseira em seu tórax, mas o dispositivo foi acidentalmente acionado antes da hora prevista e falhou na explosão. Com isso, o ataque não deixou vítimas fatais, apenas três feridos, além do próprio terrorista, que foi levado a um hospital.

O jovem nasceu e cresceu na capital, Daca, mas seus pais são da ilha de Sundiva. O pai do agressor morreu há dois anos, em Nova York, e foi enterrado na cidade. De acordo com a imprensa dos EUA, Ullah trabalhava como taxista no bairro do Brooklyn e teria organizado o ataque por "vingança" a episódios de violência ocorridos em Bangladesh. No entanto, o seu país natal é aliado dos EUA no sudeste asiático e não costuma ser alvo de bombardeios.

Os investigadores do caso, porém, confirmaram que o jovem imigrante assistia a conteúdos nas redes sociais publicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI).

A mulher de Akayed Ullah está sendo interrogada em Bangladesh. O jovem tem um filho de seis meses com a esposa.