ASSINE
search button

Frio, neve e chuvas causam transtornos por toda a Itália

Tráfego de carros e trens foi afetado na região centro-norte

Compartilhar

Uma forte onda de mau tempo, que registrou neve, frio e chuvas, causou uma série de problemas por todo o território italiano entre esse domingo (10) e hoje (11).

Os moradores da região centro-norte foram os que mais sentiram dificuldades, especialmente, na questão de locomoção.

As viagens de trens estão com trajetos mais curtos ou totalmente interrompidos nas regiões de Piemonte, Ligúria, Toscana, Emília-Romana e Lazio - inclusive em duas linhas da capital italiana, Roma.

Já as autoridades pediram atenção redobrada para quem for utilizar seus carros porque as pistas estão muito escorregadias.

Várias cidades da região da Toscana, inclusive, cancelaram as aulas por conta do mau tempo.

No Vale da Aosta, a intensa nevasca do fim de semana causou acúmulos de 60 a 90 centímetros de neve por toda a região. Na região centro-sul, os piores problemas ficaram para as cidades do golfo de Nápoles. Desde o início da manhã de hoje, o transporte marítimo foi paralisado nas linhas de Nápoles e de Sorrento que seguem para Capri e Ischia.

Segundo a Defesa Civil napolitana, o alerta para o mau tempo, que inclui rajadas de vento de até 100km/h, segue até o meio-dia desta terça-feira (12).

Mau tempo na Europa: 

Assim como na Itália, diversos países europeus registraram uma série de problemas por conta da forte onda de frio que atingiu o continente. A Grã-Bretanha teve a mais forte nevasca dos últimos quatro anos, causando atrasos ou cancelamentos em centenas de voos.

A Alemanha também teve adversidades e cancelou mais de 300 voos nos aeroportos de Frankfurt e Dusseldorf.

Já o governo da França emitiu um alerta laranja, o penúltimo nível, para 32 departamentos por conta das fortes rajadas de vento, que chegam a 100km/h. Uma embarcação com 300 pessoas a bordo chegou a precisar de resgate de outro barco para fazer a travessia até o porto de Calais.

Os belgas também sofrem com a onda de neve e frio, tendo dezenas de estradas fechadas por conta do excesso de neve.