ASSINE
search button

Hamas ameaça EUA com nova intifada caso Trump transfira embaixada para Jerusalém

Compartilhar

A organização palestina Hamas, responsável pelo controle de Gaza, ameaçou os Estados Unidos com uma nova intifada caso Washington reconheça Jerusalém como capital de Israel ou transfira sua embaixada para a cidade.

"Nós advertimos contra tal movimento e pedimos ao povo palestino para reviver a intifada se essas decisões injustas sobre Jerusalém forem adotadas", disse o Hamas em comunicado.

A última intifada palestina, ou insurreição, custou a vida de cerca de 3.000 palestinos e 1.000 israelenses e aconteceu em 2000. 

Em sua campanha presidencial, Donald Trump prometeu transferir a embaixada estadunidense para Jerusalém.

Hoje, a embaixada dos EUA e de outros países ficam na cidade de Tel-Aviv. Uma lei do Congresso estadunidense aprovada em 1995 determina que a representação diplomática de Washington em Israel fique em Jerusalém. Entretanto, uma clausula que precisa ser assinada a cada seis pelo presidente impede que a transferência ocorra de fato.

Segundo do Departamento de Estado dos EUA, Trump ainda não tomou sua decisão sobre assinar ou não a clausula e irá anunciar seu veridito na segunda-feira. Segundo fontes ouvidas pela agência de notícias AFP, ele deverá reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Tanto os israelenses quanto os palestinos reivindicam a cidade como sua capital e os planos de paz anteriores sempre esbarraram em dificuldades na negociação sobre a soberania de locais sagrados de Jerusalém.

O escritório do presidente palestino disse à AFP na sexta-feira que o reconhecimento dos EUA de Jerusalém como a capital de Israel "destruirá o processo de paz".

A comunidade internacional não reconhece Jerusalém como capital de Israel ou a anexação do setor oriental da cidade, que foi tomada por Israel durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

>> Sputnik