ASSINE
search button

Quantos dias de vida restam para tripulação do submarino argentino desaparecido?

Compartilhar

Há seis dias não é recebida notificação alguma do submarino argentino ARA San Juan, que desapareceu na zona sul do mar Argentino. Quanto tempo as pessoas a bordo podem esperar pelo salvamento?

Sua tripulação é composta por 44 pessoas; com o passar do tempo, as possibilidades de encontrá-las vivas e salvá-las diminuem.

No pior dos casos, a tripulação do submarino desaparecido tem somente mais um dia de vida, segundo anunciou na segunda-feira (20) o porta-voz da Marinha da Argentina, Enrique Balbi, citado pelo jornal Clarín.

Que quantidade de alimentos havia na embarcação?

Se o submarino por algum acidente se encontrar na superfície e estiver com sua escotilha aberta, "não terá problemas com oxigênio". Quanto a alimentos, sempre há dois terços a mais do que é preciso para os dias de missão. "Ou seja, há comida para 10 dias, que, quando economizada, poderia durar 30 dias", sublinhou o porta-voz.

No entanto, caso o ARA San Juan se encontre no fundo do oceano, as possibilidades de sobrevivência da tripulação diminuem para uma semana. "Quando não se pode sair à superfície, a fase acidental atinge proporções prejudiciais", destacou Balbi.

O navio perdeu o contato em 15 de novembro e há seis dias permanece desaparecido.

>> Sputnik