Jornal do Brasil

Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Internacional

Merkel anuncia que prefere nova eleição a governo de minoria

Declaração ocorreu depois de negociações frustradas

Agência ANSA

Depois das negociações frustradas para a formação de um governo, a chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta segunda-feira (20) que prefere novas eleições a ter que governar com minoria.

"Meu ponto de vista é de que novas eleições seriam um melhor caminho", disse ela em entrevista à emissora ARD, reforçando que seus planos não incluem ser uma líder de um governo de minoria.

Além disso, Merkel afirmou que não tem motivo para renunciar ao cargo após o fracasso das negociações para coalizão entre os conservadores de seu partido (CDU-CSU), os liberais (FDP) e os ambientalistas. Ela ainda disse que o seu bloco conservador entrará mais unificado na eleição.

Para a mandatária, a chamada "coalizão Jamaica" teria sido possível. "É obviamente lamentável que se tenha chegado a essa situação", disse Merkel, ressaltando que "ainda assim há estabilidade no país".

"Estou pronta para servir por mais quatro anos", disse ela, afirmando que o fracasso da coalizão não é motivo para ela voltar atrás em sua promessa de servir como chanceler.

"Não vou me tornar dependente do apoio da extrema-direita", disse ela, se referindo ao partido AFD.

Tags: anúncio, eleição, governo, nova, preferência

Compartilhe: