ASSINE
search button

Tanques e artilharia ucranianos se aproximam de Donbass, afirmam autoridades de Donetsk

Compartilhar

A inteligência da república autoproclamada de Donetsk detectou 23 peças de artilharia de grande calibre e tanques se aproximando da linha de contato em Donbass.

"Nossa inteligência continua registrando a concentração de armas proibidas do inimigo ao longo da linha de contato", disse Eduard Basurin, chefe do comando operacional da república.

Ele detalhou de que tipo de armas se trata: entre outros, foram detectados sete tanques, canhões Giatsint-B e obuses autopropulsados Gvosdika.

Basurin acrescentou ainda que nos últimos dias foi detectado o aumento da atividade de drones das Forças Armadas ucranianas, o que viola os Acordos de Minsk. Cada voo de drones foi acompanhado por tiros contra objetivos de infraestrutura civil.

Em abril de 2014, a Ucrânia iniciou uma operação militar nas províncias orientais de Donetsk e Lugansk, onde foram proclamadas repúblicas populares em resposta ao violento golpe de Estado que ocorreu em Kiev em fevereiro do mesmo ano. Segundo estimativas da ONU, desde o início da crise, as hostilidades resultaram em mais de 10 mil mortos.