Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Maio de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Partido do Zimbábue expulsa Mugabe da liderança

Presidente está próximo do fim de um mandato de 37 anos

Jornal do Brasil

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, foi destituído do cargo de líder do partido União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (ZANU-PF) neste domingo (19) e substituído pelo ex-vice-presidente, Emmerson Mnangagwa.

    Com a saída de Mugabe do cargo, aumenta a pressão para que o líder de 93 anos saia efetivamente da presidência depois de 37 anos como chefe de Estado. Em reunião extraordinária convocada depois que as seções provinciais retiraram seu apoio a Mugabe, o principal órgão executivo do partido escolheu Mnangagwa como o novo líder. O vice foi destituído na semana passada, o que foi criticado como uma provável iniciativa para abrir caminho para a primeira-dama Grace suceder o marido.

Partido do Zimbábue expulsa Mugabe da liderança

    Antes da reunião, o presidente do Comitê, Obert Mpofu, disse em coletiva de imprensa, que Mugabe é um "presidente em fim de mandato". Além disso, ele elogiou a intervenção das forças armadas, que abrem uma "nova era, não só para o partido, mas para o país".

    Mpofu ainda considerou que o líder do Zimbábue fez um grande trabalho "até que Grace e seus parceiros se aproveitaram dele quando envelheceu".

    De acordo com a imprensa local, a sessão parlamentar para encerrar o mandato de Mugabe pode acontecer até a próxima terça-feira (21).

    Após a destituição do presidente mais velho em atividade do mundo da liderança do partido, Grace também foi expulsa do ZANU-PF. Ontem (18), milhares de pessoas tomaram às ruas da capital Harare cantando, dançando e abraçando soldados na expectativa da queda de Mugabe, que está detido em prisão domiciliar. (ANSA)



Tags: destituído, mugabe, partido, presidente, áfrica

Compartilhe: