ASSINE
search button

Nasa se junta às buscas de submarino argentino desaparecido

Compartilhar

Uma aeronave da Agência Espacial dos EUA se juntou às operações de busca do submarino San Juan, da Marinha argentina, desaparecido desde quarta-feira, informou a embaixada norte-americana.

"A ajuda dos EUA à Argentina nas buscas do submarino perdido está em andamento, incluindo a participação de um avião P3 da NASA", declarou a embaixada em sua conta do Twitter.

?A aeronave se encontrava na Antártica realizando tarefas científicas como parte de um acordo entre a NASA e o Instituto Antártico Argentino.

O avião está equipado com três sondas de radar, uma câmera de alta resolução e uma de infravermelhos para medir a temperatura da superfície do mar.

A aeronave conta ainda com um gravímetro e magnetômetro, elementos que registram pequenas alterações tanto de gravidade, como de campos magnéticos.

O submarino, com uma tripulação de 44 homens, apareceu pela última vez nos radares em 15 de novembro.

Os Governos do Chile, Estados Unidos e Reino Unido também ofereceram apoio logístico e intercâmbio de informações à Argentina para ajudar nas buscas. O presidente argentino, Mauricio Macri, concordou em aceitar qualquer ajuda internacional para encontrar submarino.

>> Sputnik