ASSINE
search button

Argentina perde contato com submarino com 44 pessoas

Estados Unidos, Chile e Reino Unido ofereceram ajuda para encontrar embarcação

Compartilhar

A Marinha da Argentina anunciou nesta sexta-feira (17) que perdeu contato com um submarino que navegava no Atlântico Meridional, na costa da Patagônia. A embarcação levava 44 tripulantes.    

O submarino "ARA San Juan" perdeu contato na última quarta (15), enquanto operava perto de Puerto Madryn, situada 1,3 mil quilômetros ao sul de Buenos Aires.    

"A Armada está realizando operações para retomar as comunicações com o submarino ARA 'San Juan', de quem perdeu o contato durante sua viagem de Ushuaia a Mar del Plata. 

Aviões e rebocadores da Armada estão na zona da última posição conhecida", diz uma mensagem publicada pela Marinha no Twitter.    

A embarcação é de origem alemã e funciona com propulsão a diesel e elétrica. Segundo o chefe de Comunicação Institucional da Armada, Enrique Balbi, o submarino ainda não é dado como "perdido". "Para estar perdido, é preciso buscá-lo e não encontrá-lo", declarou.    

De acordo com o jornal Clarín, que cita fontes do governo, Estados Unidos, Chile e Reino Unido ofereceram ajuda oficial para achar a embarcação.