ASSINE
search button

Saiba por que Putin e Trump não tiveram encontro oficial na cúpula da APEC

Compartilhar

Na cúpula da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) no Vietnã, os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos não efectuaram, como era esperado, um encontro bilateral oficial.

Os líderes da Rússia e dos EUA apenas se encontraram brevemente durante os trabalhos da cúpula, disse uma fonte à Sputnik no sábado (11).

"Não conseguimos chegar a acordo quanto à reunião. Por um lado, por razões de protocolo: o último encontro em Hamburgo decorreu no 'território' dos EUA. Por outro lado, houve certos obstáculos diplomáticos", informou a fonte.

De acordo com o protocolo diplomático, se um encontro se realiza no "território" de um país, então, na vez seguinte, a delegação deve fazer uma visita ao "território" da outra parte, explicou a fonte.

Mais cedo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o fato de não ter havido uma reunião bilateral oficial entre Putin e Trump foi compensado por múltiplos contatos à margem do evento.

Por enquanto, os presidentes dos dois países tiveram só um encontro oficial, em julho deste ano, nas margens da cúpula do G20, na cidade alemã de Hamburgo.

>> Sputnik