ASSINE
search button

Quem é Sayfullo Saipov, autor do ataque em Nova York?

Terrorista de 29 anos trabalhava como motorista do Uber

Compartilhar

Horas após o atentado que matou ao menos oito pessoas em Nova York nesta terça-feira (31), começam a surgir mais detalhes sobre o uzbeque Sayfullo Saipov, 29 anos, suposto autor do ataque.

    Apesar de seus dados e seu nome estarem sendo amplamente difundidos pela imprensa, as autoridades ainda não confirmaram a identidade do terrorista. No entanto, com o anúncio do governo do Uzbequistão de que está disposto a ajudar os Estados Unidos, as informações são dadas como certas.

>> Trump diz que autor de ataque ganhou visto em 'loteria'   

 Saipov chegou aos Estados Unidos em 2010 e, segundo o jornal "The New York Times", morou em Ohio antes de fixar residência em Tampa, na Flórida. Ele era motorista do aplicativo de transporte Uber e, conforme um comunicado da empresa, não tinha antecedentes criminais - apenas duas multas de trânsito.

    Nos últimos meses, ele se mudou para Nova Jersey, onde continuava a trabalhar para o Uber. Já o presidente do país, Donald Trump, informou que ele conseguiu seu visto de permanência nos EUA após ser beneficiado com o programa que sorteia os chamados "green cards", que permitem que estrangeiros morem por lá.

    Após realizar o atentado, ele foi baleado no abdômen e passou por uma cirurgia. No momento, está sob custódia em um hospital de Nova York.

Autor de ataque tenta escapar após atropelamentos

    A emissora "CNN" informou que havia um bilhete dentro do caminhão alugado por ele jurando lealdade ao grupo terrorista Estado Islâmico, mas as autoridades afirmam que trata-se "apenas de um lobo solitário". (ANSA)