ASSINE
search button

Coalizão de Macri vence eleições legislativas na Argentina

Resultados mostram ampliação de poder do presidente

Compartilhar

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, saiu fortalecido das eleições legislativas realizadas no país neste domingo (22) após a coalizão governista "Cambiemos" ter um resultado expressivo nas urnas.

O "macrismo" conquistou 15 das 23 províncias em disputa, incluindo alguns dos maiores redutos peronistas/kirchneristas do país, como Buenos Aires, Córdoba e Mendoza.

Já a ex-presidente Cristina Kirchner conseguiu uma das três vagas ao Senado pela capital do país, mas teve menos votos que o candidato de Macri, o ex-ministro Esteban Bullrich.

Os argentinos foram às urnas para renovar um terço do Senado (24 assentos) e a metade dos deputados (127). No discurso da vitória, Macri comemorou o resultado para "mudar a Argentina", mas adotou um tom sereno.

"Estamos apenas começando a transformar a nossa querida Argentina". Ele ainda ressaltou que seu plano é de "longo prazo" para o país. Macri, que governa o país desde o fim de 2015, teve seu melhor resultado em legislativas desde que assumiu. (ANSA)