ASSINE
search button

Xi Jinping apresenta 'sonho chinês' e defende economia aberta

Presidente discursou no 19º Congresso do Partido Comunista

Compartilhar

Em um discurso de três horas e meia, o presidente da China, Xi Jinping, abriu nesta quarta-feira (18) o 19º Congresso do Partido Comunista (PCC), chamado a renovar os integrantes de seus organismos internos, e destacou sua ambição de construir uma "grande e moderna nação socialista".

Buscando reforçar sua liderança e se contrapor ao protecionismo de Donald Trump, o mandatário chinês, que também é secretário-geral do PCC, defendeu, por um lado, o controle "absoluto" da legenda sobre as Forças Armadas e a autoridade de Pequim sobre Hong Kong e Macau e, por outro, uma economia cada vez mais aberta.

"A China se tornará apenas e cada vez mais aberta, e as barreiras à entrada de investimentos estrangeiros serão reduzidas. A porta da China foi aberta e não será fechada", garantiu o presidente, acrescentando que as perspectivas para o país são "luminosas".

Segundo o mandatário, a nação asiática manterá um patamar de crescimento "médio-alto", e o "socialismo com características chinesas entrou em uma nova era". "Mas alcançar a renovação da China não será como um passeio no parque. O sonho chinês exige uma luta decidida contra as contradições e forte compromisso com projetos e causas. O objetivo final é a construção de uma grande e moderna nação socialista", afirmou.

Líder com maior poder na China desde Mao Tsé-Tung, Xi também enviou um recado para movimentos soberanistas em Hong Kong e Macau e disse que Pequim deve manter uma "ampla autoridade central" sobre os dois territórios. De acordo com ele, o PCC vai se opor a "qualquer ação que coloque sua liderança em risco".

O 19º Congresso do Partido Comunista durará sete dias e reúne cerca de 2,3 mil delegados, tendo como objetivo renovar a composição de seu Comitê Permanente, formado por sete membros. Os próximos dias também devem indicar se Xi ficará no cargo por mais um mandato de cinco anos ou se tentará se perpetuar no poder além de 2022. (ANSA)