ASSINE
search button

Pyongyang alerta para risco de guerra 'a qualquer momento'

No entanto, diplomata disse que apoia o fim das armas nucleares

Compartilhar

O vice-embaixador da Coreia do Norte na Organização das Nações Unidas (ONU), Kim In Ryong, afirmou que "uma guerra nuclear pode começar a qualquer momento".

A declaração foi dada pelo diplomata durante uma reunião do comitê de desarmamento da Assembleia Geral da ONU, quando ele também acusou os Estados Unidos de boicotarem o tratado contra a proliferação nuclear assinado em julho por 122 países. "Todo o continente americano está dentro de nosso alcance de disparo, e se os Estados Unidos se atreverem a invadir nosso território sagrado, uma polegada sequer, não escaparão de punição severa em qualquer parte do globo", ameaçou Ryong.

No entanto, o diplomata norte-americano garantiu que "apoia a eliminação total das armas nucleares", mas que isso depende de os EUA "pararem de ameaçar e chantagear" Pyongyang. No último domingo (15), o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, já havia dito que as tentativas de resolver a crise durariam "até a primeira bomba cair".

Em visita a Tóquio, no Japão, o vice de Tillerson, John Sullivan, afirmou que os EUA não excluem a possibilidade de negociar diretamente com a Coreia do Norte, mas alertou que é preciso "se preparar para o pior" caso a diplomacia fracasse.