ASSINE
search button

Trump envia proposta para restringir 'green card'

Casa Branca apresentou bases de projeto contra imigração ilegal

Compartilhar

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou ao Congresso as bases de um projeto para combater a imigração clandestina, que inclui a construção do muro na divisa com o México e restrições ao "green card".

A proposta foi encaminhada pela Casa Branca no último domingo (8) e também prevê a contratação de cerca de 10 mil guardas de fronteira. Um dos principais pontos da medida é a alteração das regras do visto de residência permanente, limitando sua concessão para cônjuges e filhos menores de idade de cidadãos norte-americanos.

Além disso, o governo Trump quer criar um "sistema de pontuação" para os solicitantes do green card, beneficiando aqueles com inglês fluente, estabilidade financeira e qualificação profissional. A Casa Branca também pretende aprovar regras para facilitar a deportação de membros de gangues e crianças desacompanhadas e revisar as regras de refúgio no país.

Essas medidas, inclusive o financiamento do muro na fronteira com o México, são uma exigência do presidente dos EUA para atender aos pedidos do Partido Democrata para regulamentar a permanência de aproximadamente 700 mil jovens imigrantes que entraram no país ilegalmente quando crianças, os chamados "dreamers".

Esse grupo estava protegido pelo programa Ação Diferida para Chegadas Infantis (Daca, na sigla em inglês), criado por Barack Obama em 2012, mas a iniciativa foi revogada por Trump no mês passado. O presidente ainda deu seis meses para o Congresso encontrar uma alternativa ao Daca e pediu regras mais duras para reduzir o fluxo de menores de idade desacompanhados da América Central, principalmente de Guatemala, El Salvador e Honduras.

O combate à imigração clandestina foi um dos pilares da campanha de Trump, que planeja construir um muro na fronteira entre México e Estados Unidos. Ainda emperrada, a obra pode custar mais de US$ 20 bilhões. (ANSA)