ASSINE
search button

Colisão de barco mata ao menos 8 imigrantes no Mediterrâneo

O acidente ocorreu na costa da Tunísia, no norte da África

Compartilhar

Um barco que levava cerca de 70 imigrantes se chocou nesta segunda-feira (9) com um navio de bandeira da Tunísia na costa do país africano, no Mar Mediterrâneo.

A colisão ocorreu entre 2h e 3h da madrugada, na área de Busca e Salvamento (SAR, na sigla em inglês) de Malta, e deixou pelo menos oito mortos, além de alguns desaparecidos. No entanto, segundo fontes da Guarda Costeira da Itália, a maior parte das pessoas que estavam no barco conseguiu escapar.

As operações de socorro são coordenadas pelas autoridades de Malta, que pediram a ajuda de unidades navais italianas alocadas na ilha de Lampedusa. A rota migratória entre o norte da África e o sul da Europa é uma das mais movimentadas e mortais do mundo.

Entre 1º de janeiro e 30 de setembro de 2017, 105.210 pessoas fizeram a travessia do Mediterrâneo até a Itália de maneira clandestina, número 20,32% menor que o registrado no mesmo período do ano passado. Os dados são do Ministério do Interior italiano.

Além disso, outras 2,6 mil pessoas morreram ou desapareceram durante a viagem, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM). (ANSA)