ASSINE
search button

Estado Islâmico divulga comunicado formal sobre ataque em Las Vegas

Grupo diz que ação foi feita por "Abu Abd Abdulbar al-Ameriki"

Compartilhar

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) divulgou um comunicado oficial reivindicando a autoria do atentado que matou 58 pessoas em um festival de música em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Após ter declarado responsabilidade na ação por meio de sua agência de propaganda, a "Amaq", a milícia voltou a se pronunciar, depois de as autoridades norte-americanas terem dito que ainda não foi descoberto nenhum indício de terrorismo internacional no caso.

No comunicado, o EI identifica o autor do ataque, Stephen Craig Paddock, como "Abu Abd Abdulbar al-Ameriki". Na guerra de narrativas com os EUA, o Estado Islâmico diz que o atirador se converteu recentemente ao Islã.

>> FBI nega ligação do Estado Islâmico com ataque

>> Ataque contra show em Las Vegas mata ao menos 58 e fere 515 pessoas

>> Quem é Stephen Paddock, autor do tiroteio em Las Vegas?

No entanto, segundo Rita Katz, diretora do portal de contraterrorismo SITE, o grupo continua sem oferecer nenhuma prova de sua ligação com o ataque em Las Vegas, mas afirma que ele foi "incitado" por seu líder, o "califa" Abu Bakr al-Baghdadi.

Recentemente, o Estado Islâmico divulgou o primeiro pronunciamento do terrorista desde novembro do ano passado, no qual ele insta seus seguidores a cometerem atentados nos Estados Unidos e na Europa.