ASSINE
search button

Indonésia evacua 75 mil pessoas por erupção de vulcão em Bali

Agung pode entrar em erupção a qualquer momento

Compartilhar

Mais de 75 mil pessoas foram evacuadas de Bali, na Indonésia, por conta do risco de erupção do vulcão Agung, informou a Proteção Civil do país nesta terça-feira (26).

Segundo o porta-voz da entidade, Sutopo Purwo Nugroho, o número de pessoas em fuga ainda pode aumentar, já que novas áreas podem ser incluídas no alerta do governo. Atualmente, a Indonésia já está no nível máximo de alerta para a explosão.

Ao todo, foram evacuados 370 centros habitados em um raio de 12 quilômetros da cratera e esses moradores foram abrigados em centros de acolhimento próximos à região.

As autoridades ainda informaram que não é possível prever quando e se o vulcão vai entrar em erupção, mas que é preciso tomar medidas de precaução considerando que haverá a atividade vulcânica. Desde ontem (25), já foram constatados 580 tremores de terra próximos ao Agung.

As principais áreas turísticas de Kuta e Sminyak, que ficam a cerca de 70km do vulcão, não estão na área de risco, mas por precaução, o aeroporto de Dempassar já está trabalhando em regime de emergência e não está descartado um eventual fechamento do local.

Na última erupção do Agung, em 1963, mais de 1,1 mil pessoas morreram e, assim como ocorre agora, centenas de pequenos tremores antecederam a explosão.

O arquipélago onde fica a Indonésia está no chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma região onde a atividade vulcânica é muito intensa. (ANSA)