ASSINE
search button

Irã desafia Trump e realiza com 'sucesso' teste com míssil

De acordo com autoridades iranianas, equipamento é para defesa

Compartilhar

O governo do Irã anunciou neste sábado (23) que realizou "com sucesso" um teste com o míssil Khorramshahr, que tem alcance de até dois mil quilômetros. O lançamento foi transmitido pela emissora estatal do país.

O armamento havia sido apresentado publicamente nesta sexta-feira (22) em Teerã, durante a Parada Militar que lembrou o 37º aniversário da guerra entre Irã-Iraque.

O novo lançamento aparenta ser um "desafio" ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que durante seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, na última terça-feira (19), voltou a fazer duras críticas ao acordo nuclear firmado entre Teerã e os líderes de algumas das maiores potências do mundo em 2015 - incluindo os EUA.

No dia seguinte, o presidente Hassan Rohani afirmou que as palavras de Trump eram "ignorantes" e que seu país "não será o primeiro a violar o acordo".

Entre os itens acordados, está o fato de que o Irã não pode mais continuar com seu programa de desenvolvimento de armas nucleares, mas não impede que o país continue investindo em sua defesa - desde que não use armamentos do tipo.