ASSINE
search button

Quênia remarca eleições presidenciais para 26 de outubro

Pela 1ª vez um pleito presidencial foi invalidado na África

Compartilhar

As eleições presidenciais do Quênia, inicialmente previstas para 17 de outubro, foram adiadas para 26 de outubro, após a Corte Suprema do país anular a votação ocorrida em agosto, anunciou nesta quinta-feira (21) a Comissão Eleitoral (IEBC).

Em um comunicado, a IEBC indica que o adiamento se deve à necessidade de a Comissão estar "totalmente preparada para organizar uma eleição que responda às normas definidas pelo Supremo Tribunal".

No dia 1 de setembro, as eleições as quais elegeram para um novo mandato o atual líder do país, Uhuru Kenyatta, foram canceladas por "não acontecerem de acordo com a Constituição", informou o líder da Corte, o juiz David Maraga.

Na ocasião, Maraga ressaltou que Kenyatta "não fora eleito e declarado presidente de maneira válida". O tribunal ainda citou irregularidades no processo e na transmissão dos resultados e determinou que outro pleito fosse realizado em até 60 dias. A decisão foi comemorada pela oposição, já que foi a primeira vez que uma votação presidencial foi invalidada na África. Com 55 anos de idade, Kenyatta está no cargo desde 2013. A IEBC tinha declarado sua vitória nas eleições de 8 de agosto com 54% dos votos, contra 44% de seu opositor Raila Odinga, que tem 72 anos. Após o resultado das eleições serem divulgados, declarando o Kenyatta como vitorioso no pleito, o Quênia registrou dois dias de protestos e violência. Na ocasião, ao menos 21 pessoas morreram.