ASSINE
search button

Maior partido opositor na Itália faz primárias para premier

Sigla antissistema, M5S tem 7 candidatos para eleições de 2018

Compartilhar

Um dos maiores partidos de oposição na Itália, o antissistema Movimento Cinco Estrelas (M5S), realiza nesta quinta-feira (21) sua votação para indicar quem será o premier da legenda para as eleições de 2018.

O voto está sendo feito de maneira on-line para todos aqueles que tem mais de 18 anos e que se filiaram ao M5S até janeiro deste ano. O anúncio do vencedor será feito no próximo sábado (23) e, segundo o líder do partido, Beppe Grillo, ele ou ela será "o chefe da força política que depositará o programa eleitoral sob o símbolo do Movimento 5 Estrelas para as próximas eleições.

Vice-presidente na Câmara dos Deputados e considerado um dos expoentes da sigla, Luigi Di Maio é o favorito na disputa, que conta com outros sete candidatos. Di Maio, que tem apenas 31 anos, é o mais jovem vice-presidente da história da Câmara e milita pelo M5S desde 2007.

Atualmente, ele ainda é um dos membros do M5S na 14ª Comissão Política da União Europeia e é formado em jornalismo e publicidade.

Os "desafiantes" de Di Maio tem personalidades e trajetórias políticas bem diferentes entre eles.

A senadora do M5S, Elena Fattori, tem 51 anos e é natural de Rimini. No Senado, atua como vice-presidente da Comissão de Agricultura.

Ativista de 61 anos, Vincenzo Chicchetti é empresário do setor de informática. Ele é, atualmente, conselheiro comunal (um equivalente ao cargo de vereador no Brasil) em Riccione, na região de Emília-Romana, e já tentou uma candidatura à prefeito na cidade.

O outro concorrente é Andrea Davide Frallicciardi, 39 anos, que trabalha como perito em eletrônica. Foi conselheiro comunal em Figline Valdarno, na região da Toscana, até 2013.

Já Domenico Ispirato tem 54 anos e atua como geômetra. Foi candidato na lista do M5S em Verona em 2012 e tornou-se líder da terceira circunscrição da cidade italiana.

Quem também se candidatou ao cargo foi Gianmarco Novi, de Monza. Empresário de 40 anos, foi eleito em 2012 conselheiro comunal da cidade.

A outra mulher que é postulante ao cargo é Nadia Piseddu, a mais jovem na disputa, com apenas 28 anos. É formada em engenharia aeroespacial e trabalha no setor privado. Em 2014, se candidatou à prefeitura de Vignola, na região da Emília-Romana, mas não conseguiu se eleger.

O artesão Marco Zordan tem 43 anos e é natural de Arzignano, na região do Vêneto. Nunca se candidatou a nenhum cargo político pelo M5S.