ASSINE
search button

Guardas retiram sem-teto de praças do Vaticano por 'decoro'

Segundo porta-voz, medida é questão de 'segurança e bom senso'

Compartilhar

A Gendarmaria do Vaticano retirou diversas pessoas sem-teto das praças da pequena cidade-Estado nos últimos dias por questões de "decoro".

A medida foi tomada após seguidos episódios de brigas entre os desabrigados e cenas de falta de decoro, como um homem que foi flagrado urinando em uma pilastra. Ela ainda ocorre após as autoridades descobrirem que alguns dos sem-teto agrediam outros que tentavam usar os serviços oferecidos pelo Vaticano.

Após a revelação da ANSA sobre o afastamento dos moradores de rua, o porta-voz da Santa Sé, Greg Burke, informou que a medida foi tomada por "questões de segurança e de bom senso".

Ainda de acordo com o que Burke destacou à ANSA, as autoridades vaticanas não podiam permitir que pessoas montassem acampamentos ou abandonassem bolsas e malas grandes em locais em que há uma grande passagem de pessoas diariamente - até por questões de terrorismo - durante os dias.

Naquilo que se refere aos sem-teto, que o próprio papa Francisco ordenou a criação de espaços de acolhimento oferecendo dormitórios, duchas e banheiros, eles poderão continuar a dormir sob os pórticos à noite, mas deverão deixar o lugar pela manhã, quando começa o trabalho de limpeza dos principais pontos de turismo.

A Esmolaria Vaticana informa ainda que os serviços de acolhimento continuarão funcionando normalmente, bem como a circulação dos sem-teto pelo Vaticano. Ainda de acordo com as autoridades, o Papa foi informado da ação de retirada.