ASSINE
search button

Furacão Maria se fortalece e atinge categoria 3

Após Irma, Ilhas do Caribe se preparam para receber outro furacão

Compartilhar

Devastada por Irma, as Ilhas do Caribe se preparam para a chegada nesta segunda-feira (18) de um novo furacão, Maria, que se fortaleceu e já atingiu a categoria 3 na escala Saffir-Simpson.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), Maria se transformou em um furacão neste domingo (17), enquanto se dirigia para o leste do Caribe com ventos de até 150 Km/h.

Nesta segunda, o furacão já está transportando ventos de até 195 Km/h. Maria pode ganhar ainda mais força e causar danos consideráveis às ilhas, já que a escala vai até a categoria 5.

"O centro de Maria irá atravessar as ilhas Leeward na noite de segunda-feira (18), o extremo nordeste do mar do Caribe na terça-feira (19), e chegar a Porto Rico e às Ilhas Virgens na quarta-feira (20)", explicou o NHC.

Em Porto Rico, o governador Ricardo Rossello afirmou que as autoridades prepararam cerca de 450 abrigos com capacidade para quase 68 mil pessoas. Além disso, as escolas cancelaram todas as aulas de hoje e os funcionários públicos foram orientados a trabalharem apenas meio período como medida de precaução.

Alertas do furacão também já foram emitidos nas ilhas de Guadalupe, Dominica, St.Kitts, Nevis, Montserrat e Martinica. Já Barbuda, Saba, St.Eustatius e St. Lucia receberam ordens para se prepararem para uma tempestade tropical, ou seja, com ventos mais fracos durante a sua passagem.

O furacão Maria atingirá as Ilhas do Caribe após o Irma devastar a região em menos de duas semanas. Cerca de 40 pessoas morreram antes do fenômeno seguir para a Flórida, onde pelo menos 20 perderam a vida.

Um segundo furacão, José, também está ativo no Atlântico e desencadeou alertas de tempestades tropicais para o nordeste dos Estados Unidos. O olho de José, com altos ventos sustentados de 150 Km/h deve permanecer fora da costa Leste dos EUA.