ASSINE
search button

México enfrenta maior terremoto de sua história

Compartilhar

Um terremoto de 8,2 graus na escala Richter atingiu o México nessa madrugada (8), matando ao menos 15 pessoas. O tremor é considerado o maior desde 1985, mas o presidente Enrique Peña Nieto garante que foi o pior da história do país.

As autoridades emitiram um alerta de tsunami, já que ondas gigantes podem atingir também Equador, Nicarágua, Panamá, Guatemala, Honduras, El Salvador e Costa Rica. Várias cidades costeiras estão sendo evacuadas. O epicentro do tremor foi registrado a 165 quilômetros a oeste de Tapachula, no estado de Chiapas, na fronteira do México com a Guatemala, às 23h49 locais de ontem (1h49 no horário de Brasília).

De acordo com fontes oficiais, uma pessoa morreu em San Marcos (Guatemala), três em Chiapas (México), ao menos 10 em Oaxaca (México), e duas crianças em Tabasco (México).

O maior número de vítimas até agora é em Oaxaca, onde dezenas de prédios e imóveis desabaram, entre eles a Prefeitura de Juchitan de Zaragoza e um hotel em Matías Romero.

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, ativou o comitê de emergência e comentou que "este foi o terremoto mais forte dos últimos 100 anos", alegando que o último fenômeno a atingir o país de maneira tão forte ocorrera em 1932.

"O que nos preocupa agora são as réplicas, que já chegaram a 65, além do alerta de tsunami", disse Peña Nieto. Em 19 de setembro de 1985, quando o México foi atingido por um terremoto de 8,1 graus, uma réplica de magnitude 7,5 ocorreu no dia seguinte e agravou os danos. "Foi um longo terremoto, todos nós sentimos", confessou o presidente, calculando que cerca de 50 milhões de pessoas tenham percebido o tremor de terra.

Apesar do epicentro do terremoto ter sido registrado em Chiapas, várias pessoas relataram ter sentido a terra balançar na capital do país, Cidade do México, que fica a mil quilômetros de distância. Também foram reportados danos em estradas, usinas de gás e serviços de abastecimento. Boa parte da população mexicana ficou sem energia elétrica por horas. (ANSA)