ASSINE
search button

'Les Echos': Guiana enfrenta controvérsia sobre projeto de mineração aprovado por Macron em 2015

Fabricantes planejam extrair 6,7 toneladas de ouro p/ ano 

Compartilhar

Matéria publicada nesta quarta-feira (23) pelo jornal francês Les Echos conta que um projeto está dividindo opiniões na Guiana francesa. 

Segundo a reportagem a oposição está crescendo em relação à mineração de ouro primária realizada por um consórcio russo-canadense na floresta da Guiana e ainda não autorizado pelo governo. 

O diário destaca que em 2015, o então Ministro da Economia, Emmanuel Macron, apoiou o projeto, defendendo o princípio de uma "mina responsável".

Cerca de 165.800 assinaturas já foram coletadas por uma petição on-line contra o projeto "Montagne d'or", planejado perto de Saint-Laurent-du-Maroni, no oeste da Guiana, afirma Les Echos.

A petição foi lançada em março pelo coletivo guianense "Gold of Question", apoiado por 110 organizações nacionais e internacionais.

"Já se vão 150 anos do caso de amor entre a Guiana e o ouro, mas deve acabar. Estas não são as melhores diretrizes econômicas para a Guiana ", diz Nora Stephenson, porta-voz do grupo.

Projeto "Fora dos padrões"

"Montagne d'or" é "fora do comum pelos seus aspectos econômicos", "as pegadas espaciais e ecológicas são de dimensões desconhecidas na França", aconselha uma "nota de informação" interministerial de fevereiro de 2016.

De acordo com o relatório, os impostos associados à produção mineira representariam "80,6 milhões de euros" e aqueles nas importações "325,5 milhões de euros", descreve Les Echos.

Interrogado, Léon Bertrand, o prefeito da comunidade de Saint-Laurent-du-Maroni destaca os 3.700 empregos que poderiam ser criados. "Tenho milhares de crianças hoje que não têm emprego", disse o ex-ministro do Turismo. A taxa de desemprego na Guiana é de 22,3%, duas vezes mais alta do que a França.

> > Les Echos