ASSINE
search button

Ataque da coalizão saudita no Iêmen causa dezenas de mortes

De acordo com mídia local, hotel foi atingido em bombardeio

Compartilhar

Um bombardeio da coalizão saudita contra os rebeldes Houtis no Iêmen causou dezenas de mortes nesta quarta-feira (23), informa a mídia local.

Segundo a emissora "Al Jazeera", ao menos 35 pessoas morreram em um ataque próximo à capital Sanaa, sendo a maior parte das vítimas civis. Já a TV local "Al Maseera", afirma que um hotel foi atingido na ação e o número de mortes ultrapassa 60, além de centenas de feridos.

De acordo com fontes locais, o ataque tinha como objetivo um campo militar dos rebeldes na área de Arhan, ao norte da capital do país, mas acabou atingindo uma área urbana.

Desde fevereiro de 2014, quando o conflito armado explodiu no Iêmen, cerca de 10 mil pessoas foram mortas e mais de três milhões precisaram abandonar suas casas. Além disso, o país enfrenta um surto de cólera, registrando mais de 500 mil casos da doença.

A guerra civil, como ocorre em diversos países da região, tem vários agentes e várias frentes de batalha. De um lado, estão os rebeldes Houthis, que contam com o apoio do Irã, e as forças ainda fiéis ao líder deposto Ali Abdullah Saleh.

Do outro, estão as tropas do novo governo reconhecido internacionalmente, liderado por Abd Rabbo Mansur Hadi, apoiadas pela coalizão de países árabes liderados por Arábia Saudita e pelos Estados Unidos.