ASSINE
search button

Ex-procuradora da Venezuela embarca para o Brasil

Ortega Díaz participará de encontro com magistrados do Mercosul

Compartilhar

Após ter fugido para a Colômbia, a ex-procuradora-geral da Venezuela Luisa Ortega Díaz embarcou nesta terça-feira (22) para o Brasil, onde participará de uma reunião com seus colegas dos países do Mercosul.

A informação foi confirmada pelo órgão colombiano de controle migratório, por meio de um comunicado. "Migração Colômbia se permite informar que, no dia de hoje, viajou rumo ao Brasil a senhora procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega Díaz, que fez seu correspondente trâmite de emigração junto às autoridades colombianas", diz a nota.

No entanto, o texto não esclarece se a magistrada embarcou acompanhada de seu marido, o deputado Germán Ferrer. Dissidentes chavistas, ambos são acusados por Caracas de chantagear investigados pela Procuradoria-Geral, órgão do qual Díaz foi destituída pela Assembleia Constituinte, fiel ao presidente Nicolás Maduro.

O encontro de procuradores do Mercosul será nesta quarta-feira (23), em Brasília. A imprensa colombiana especula que, após a reunião, a venezuelana possa partir para os Estados Unidos, onde seria acolhida pelo governo de Donald Trump, que já disse que não descarta uma ação militar no país latino.

A ex-procuradora-geral rompeu com o chavismo após o Tribunal Supremo de Justiça ter anulado as prerrogativas do Parlamento, no fim de março, e garante ter provas de corrupção envolvendo Maduro e a empreiteira brasileira Odebrecht.