ASSINE
search button

Embaixada dos EUA na Rússia suspende emissão de vistos

Liberação de vistos para turistas será retomada em setembro

Compartilhar

A embaixada dos Estados Unidos na Rússia anunciou nesta segunda-feira (21) que suspenderá a emissão de vistos turísticos entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro. Segundo a entidade, a decisão foi tomada "devido ao limite imposto pelo governo russo ao número de diplomatas autorizados a estar na Rússia".

Após esse período, os vistos para turistas serão emitidos apenas em Moscou por "um tempo indefinido". Já as unidades de São Petersburgo, Ekaterinburgo e Vladivostok não farão esse tipo de serviço.

"Todas as solicitações para vistos não relativas às práticas de migração começarão a ser cancelados. Os interessados receberão um e-mail com o número de telefone para agendar um novo pedido, em Moscou", disse ainda a embaixada.

De acordo com a entidade, além dos vistos para turistas, também sofrerão restrições aqueles para estudantes e para negócios. "A embaixada de Moscou continuará a tratar os vistos não-imigração que não prevem uma entrevista direta", acrescentou ainda a entidade.

Em julho deste ano, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a expulsão de 755 diplomatas norte-americanos do país como retaliação às novas sanções aprovadas por Washington contra Moscou. Com isso, o mandatário reduziu para 455 o número de funcionários dos EUA em território russo.

No entanto, após a comunicação da embaixada, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serghei Lavrov, classificou a decisão do governo norte-americano como "pouco respeitosa".

"Moscou presume que o serviço diplomático norte-americano e a tradição diplomática norte-americana, assim como a russa, tenha renomada tradição e experiência na formação dos funcionários altamente profissionais que podem ocupar-se das questões que afetem as embaixadas e consulados gerais no exterior. E que, certamente, tem uma base tecnológica suficiente para assegurar que as suas funções externas funcionem de modo moderno", disse Lavrov à imprensa russa.

Novo embaixador

O anúncio da diminuição dos serviços dos EUA nas embaixadas da Rússia ocorreu no mesmo dia em que Putin nomeou o novo embaixador do país para Washinton. Anatoly Antonov substituirá Serghei Kislyak nos EUA em breve.

Kislyak foi um dos pivôs das polêmicas reuniões secretas entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e membros de seu governo - que geraram uma grande crise política no país.