ASSINE
search button

'Roma não pode ser como Rio de Janeiro', diz Unicef Itália

Porta-voz fez comparação para atacar desalojamento de imigrantes

Compartilhar

O porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na Itália, Andrea Iacomini, protestou nesta segunda-feira (21) contra um desalojamento de imigrantes realizado em Roma. De acordo com ele, a capital não pode "ser como o Rio de Janeiro".

No último sábado (19), as autoridades municipais haviam realizado uma operação de reintegração de posse em um prédio ocupado por aproximadamente 400 solicitantes de refúgio e refugiados perto da estação Termini, no centro da "cidade eterna". A maioria está em situação regular no país.

No local, viviam sobretudo eritreus, somalis e etíopes, muitos dos quais estão agora morando na rua. "É inaceitável que a solução seja separar mães e filhos de seus pais. Assim como é inaceitável deixar crianças na rua", disse Iacomini. "Roma não pode ser como o Rio de Janeiro", acrescentou, sem dar mais explicações sobre a comparação.

Segundo o porta-voz do Unicef, Roma está se tornando "a cidade dos desalojamentos sem projetos de acolhimento e de proteção para crianças e mulheres". "Como Unicef Itália, pedimos que seja proposto um projeto real de assistência", declarou.

O edifício estava ocupado por imigrantes desde 2013, pertence ao fundo imobiliário Omega, da gestora de recursos Idea Fimit, e é avaliado em cerca de 80 milhões de euros.