ASSINE
search button

Polícia identifica motorista de van usada em atentado em Barcelona

Autoridades elevaram o número de vítimas em Barcelona e Cambrils

Compartilhar

A polícia da Catalunha divulgou nesta segunda-feira (21) a identidade do autor do atentado em La Rambla, em Barcelona, que segue foragido. O motorista da van que atropelou e matou 13 pessoas, além de deixar mais de 100 feridos, é o marroquino Younes Abouyaaqoub, segundo o secretário de Interior do governo da Catalunha, Joaquim Forn.

A polícia constatou que Abouyaaqoub, que tem 22 anos de idade, teria matado um homem chamado Pau Perez, encontrado dentro de um carro que tentou furar um bloqueio policial logo após o ataque em Las Ramblas. A perícia crê que ele era o dono do veículo roubado pelo terrorista.

Perez passou a ser considerado uma das vítimas dos atentados. De acordo com as autoridades da Espanha, subiu para 15 o número oficial de mortos nos atentados terroristas de Barcelona e Cambrils, na semana passada, assumidos pelo grupo Estado Islâmico (EI).

No mesmo dia, pela noite, um outro carro com cinco terroristas que levavam cinturões explosivos falsos foi interceptado pela polícia, prevenindo um segundo grande atentado, desta vez em Cambrils.

Além dos 15 mortos, os ataques deixaram 130 feridos. Médicos legistas já identificaram os corpos e as vítimas são seis espanhois, três italianos, dois portugueses, um belga, um norte-americano e um cidadão com passaporte australiano e britânico e um menino australiano de 7 anos de idade, Julian Cadman.

Das seis vítimas espanholas, quatro morreram em Las Ramblas, uma em Cambrils e o outro é o jovem Pau Perez. Abouyaaqoub continua foragido.

Com agência Ansa