ASSINE
search button

Itália confirma ter encontrado amostras de ovos contaminados

Dois testes resultaram positivos para substância Fipronil

Compartilhar

O Ministério da Saúde da Itália confirmou nesta segunda-feira (21) que constatou duas amostras de ovos contaminados pelo inseticida Fipronil, no escândalo envolvendo os alimentos vendidos por uma empresa holandesa para os países da União Europeia.

De acordo com a entidade, os dois positivos foram encontrados após análises em 114 amostras diferentes, o que representa que não houve uma contaminação em massa dos ovos.

"O Ministério da Saúde, em colaboração com as autoridades sanitárias regionais e o Comando da Polícia para a Proteção da Saúde, fez na última semana uma intensa atividade de monitoramento sobre os ovos, os produtos e alimentos derivados que os contêm seja de proveniência do exterior ou nacional, pela busca por uma eventual contaminação por Fipronil", informou em nota o órgão.

O governo ainda anunciou que, após o aviso da União Europeia de que seis lotes com possíveis ovos contaminados entraram na Itália, foram feitas análises com "avisos para autoridades territoriais e atividades de rastreamento".

O escândalo de contaminação já atingiu, ao menos, 15 países da UE. Segundo a Comissão Europeia, até mesmo o território de Hong Kong, na China, pode ter recebido lotes contaminados dos ovos holandeses.

No início da última semana, o governo da Bélgica acusou a Holanda de omitir informações sobre a contaminação pelo inseticida em milhares de ovos saídos das granjas do país. Para os belgas, houve uma "fraude" por parte de Amsterdã.

O governo holandês, por sua vez, disse que seguiu os protocolos e notificou a União Europeia assim que soube do problema. O inseticida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é "moderadamente tóxico" para a saúde humana, mas nenhum caso de problemas sanitários foi registrado até o momento.

A Holanda prendeu dois dirigentes de uma granja, acusada de ser a principal fornecedora dos ovos contaminados.