ASSINE
search button

Europa se une a buscas por terrorista de Barcelona

Foi emitido mandado de captura contra Younes Abouyaaquoub

Compartilhar

A polícia da Espanha ainda procura pelo terrorista Younes Abouyaaquoub, marroquino de 22 anos e apontado como o principal suspeito de lançar uma van contra mais de uma centena de pessoas em Las Ramblas, em Barcelona, na semana passada.

Os investigadores também apuram pistas de que ele estaria morto ou já feria fugido para o exterior. As buscas pelo jovem se estenderam por toda a Europa, além da região espanhola da Catalunha e da fronteira com a França.

Um mandado de captura foi emitido a vários outros países do continente. A polícia espanhola diz que Younes Abouyaaquoub faz parte de uma célula terrorista de 12 pessoas, sendo que quatro já estão presas e cinco foram mortas. O jovem teria atropelado uma multidão em Las Ramblas com uma van branca e fugido a pé depois, como mostram câmeras de segurança.

Pelas imagens, ele atravessa a pé o mercado de La Boqueria e se misturado à multidão. O jovem colocou óculos de sol para não ser reconhecido e caminhou em ritmo normal, evitando correr para não chamar a atenção da polícia. Ele teria caminhado por cerca de uma hora, até chegar a outro bairro e roubar o carro do espanhol Pau Perez, encontrado morto dentro do próprio veículo posteriormente. "Não sabemos se ele cruzou a fonteira", admitiu o chefe da polícia catalã, Josep Trapero.