ASSINE
search button

Remoção de estátuas causa novo confronto nos EUA

Antifascistas e extrema direita entraram em conflito em Dallas

Compartilhar

Uma semana depois dos episódios de violência em Charlottesville, na Virgínia, continua elevada a tensão racial nos Estados Unidos. Neste sábado (19), em Dallas, no Texas, a polícia teve de intervir para conter um confronto entre manifestantes que pediam a derrubada de estátuas de soldados confederados, símbolos do passado escravocrata dos Estados Unidos, em um memorial da Guerra Civil Americana e um grupo que cercava o local para proteger os monumentos. Não houve registro de tiros.

Milhares de pessoas também se manifestaram neste sábado em Boston, Massachusetts, a favor da liberdade de expressão, enquanto que outras tantas organizaram um contraprotesto antirracista. Não foram registrados incidentes graves na cidade, contudo. A polícia informou 33 detenções, a maioria por desordem pública e agressões contra agentes. "Hoje está claro que Boston era paz e amor, não o fanatismo e o ódio", disse o prefeito da cidade, Marty Walsh.

A Coalizão de Discurso Livre de Boston, grupo que organizou a primeira concentração, tinha planejado incluir oradores com vínculos com o nacionalismo branco, mas desistiu após os episódios de violência no país e se afastaram publicamente dos grupos racistas.

A Confederação sulista foi contrária à abolição da escravidão e perdeu a Guerra de Secessão (1861-1865). A preservação das estátuas de soldados confederados virou uma bandeira de supremacistas brancos, neonazistas e grupos como a Ku Klux Klan (KKK), que no sábado anterior (12) marcharam em Charlottesville contra os planos de retirar uma estátua. 

O projeto para derrubar o monumentos que homenageia o general confederado Robert Lee foi o estopim para as manifestações da extrema direita em Charlottesville, na Virgínia, que terminaram com uma ativista antifascismo morta por um defensor da supremacia branca.

Na  quinta-feira (17), o presidente Donald Trump, acusado de ser conivente com os supremacistas brancos, criticou os pedidos de remoção das esculturas, chamando-os de "absurdos". "É triste ver a história e a cultura de nosso país despedaçadas com a remoção de nossas belíssimas estátuas", escreveu no Twitter.

O ato antirracismo deste sábado (19) em Dallas contou com a participação de 2,3 mil manifestantes, que gritavam slogans contra as estátuas confederadas.

A Guerra Civil Americana, também chamada de Guerra de Secessão, ocorreu entre 1861 e 1865, quando vários estados escravagistas do Sul dos EUA declararam sua separação do Norte do país para formar os Estados Confederados da América. 

* Com agência Ansa Brasil

Leia mais sobre o assunto: 

Trump também culpa esquerda por violência em Charlottesville

Especialistas da ONU advertem sobre aumento de racismo nos Estados Unidos

Trump demite estrategista-chefe símbolo da ultradireita

Líder da KKK que queria queimar jornalista diz que 'cérebro de negros não se desenvolveu'

Democrata propõe exame psiquiátrico para tirar Trump da Casa Branca