ASSINE
search button

Chanceleres publicam comunicado pedindo paz entre Israel e Palestina

Texto afirma que falha em reconhecer direitos de palestinos é motivo da crise

Compartilhar

Os ministros de Relações Exteriores do Egito, Jordânia e Palestina publicaram um comunicado conjunto neste sábado (19), convocando a comunidade internacional a recomeçar negociações de paz entre Israel e Palestina, interrompidas em 2014.

"Os ministros das Relações Exteriores pedem à comunidade internacional que aumente os esforços para ajudar a criar um ambiente favorável e as condições necessárias para iniciar o processo de negociação [entre Palestina e Israel]", diz o comunicado, lido pelo chanceler egípcio Sameh Shoukry.

O texto ainda afirma que a falha em reconhecer os direitos dos palestinos é o motivo da crise na região, e reconhece a importância dos EUA no processo de paz.

Os palestinos procuram reconhecimento diplomático para o seu estado nos territórios da Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, parcialmente ocupada por Israel, juntamente com a Faixa de Gaza. 

O governo israelense se recusa a reconhecer a Palestina como uma entidade política e diplomática independente, estabelecendo assentamentos nas áreas ocupadas, apesar das objeções das Nações Unidas. 

As negociações diretas entre os dois países foram interrompidas em 2014, quando ocorreu o último conflito armado entre Israel e o Hamas.

Sputnik