ASSINE
search button

Número de italianos mortos em Barcelona sobe para três

Governo confirmou falecimento de Carmen Lopardo, de 80 anos

Compartilhar

O Ministério das Relações Exteriores da Itália confirmou neste sábado (19) a morte de um terceiro cidadão do país no atentado terrorista da última quinta-feira (17) em Barcelona, na Espanha.

Trata-se de Carmen Lopardo, italiana de 80 anos que morava havia mais de seis décadas na Argentina. Natural da província de Potenza, no extremo-sul da nação europeia, Lopardo emigrara para a América do Sul em 1950, junto com sua família.

"No momento do trágico atentado, a vítima se encontrava em Barcelona como turista", diz uma nota do Ministério das Relações Exteriores da Argentina, que expressou suas "condolências" aos parentes da vítima.

Os outros dois mortos italianos no ataque das Ramblas são Bruno Gulotta, técnico de informática de 35 anos que residia em Legnano, na Lombardia, e Luca Russo, 25, morador de Bassano del Grappa, no Vêneto. Ambos estavam em Barcelona a turismo.

Gulotta passeava com a esposa e os dois filhos quando a van avançou pelo calçadão. Ao ver o veículo, a família se agachou, e o pai entrou na frente das crianças, um menino de seis anos e uma menina de sete meses que estava em um carrinho, para protegê-las. Sua mulher e os pequenos escaparam.

Já Russo estava com a namorada, Marta Scomazzon, que sofreu fraturas em um braço e lesões em um pé. Em seu perfil no Facebook, a irmã da vítima, Chiara Russo, lançou um apelo para repatriar o corpo. "Ajudem-me a trazê-lo para casa, por favor", escreveu.

Em entrevista à ANSA, ela acrescentou que não quer ver seu irmão se tornando "mais um número". "Alguma coisa deve mudar, esse não é o jeito de se viver. Devemos ter a liberdade de viajar, de conhecer o mundo. Espero que os ministros europeus procurem nos defender e proteger esse nosso direito", afirmou.