ASSINE
search button

Simpatizantes do EI celebram na web atentado na Finlândia

No entanto, ainda nenhum grupo assumiu a autoria do ataque

Compartilhar

Diversos perfis nas redes sociais de simpatizantes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) estão comemorando o ataque com faca realizado no centro de Turku, na Finlândia, nesta sexta-feira (18), que deixou ao menos dois mortos e oito feridos.

Os seguidores postaram mensagens de felicitação aos autores do ataque, trechos de orações islâmicas e imagens do local. "Da Espanha até Finlândia. Honra aos Jihadistas", diz uma das publicações. No entanto, ainda nenhum grupo terrorista assumiu a ofensiva.

De acordo com a diretora do SITE, Rita Katz, os jihadistas têm criticado a "falta de adesão religiosa" dos muçulmanos finlandeses. Além disso, eles estariam "exortando os cristãos a se converterem ao Islã". O atentado na Finlândia acontece um dia após uma van atropelar centenas de pessoas no centro de Barcelona, na Espanha. O ato deixou 14 mortos e mais de 100 feridos, de acordo com dados oficiais. O Estado Islâmico reivindicou o ataque.

Segundo o portal que monitora as atividades dos jihadistas na internet, os extremistas estavam cobrando "ataques iminentes" e a "reconquista" de Al Andalus.