ASSINE
search button

Reino Unido abre mão de vistos para europeus no pós-Brexit

Compartilhar

O governo da premier britânica, Theresa May, pretende permitir que viajantes e turistas da União Europeia (UE) entrem no Reino Unido sem vistos prévios mesmo após o Brexit. De acordo com a rede BBC, May deve apresentar esta proposta na mesa de negociações com a UE para a saída do Reino Unido do bloco. 

Os vistos, no entanto, deverão ser obrigatórios a quem pretende estudar, trabalhar ou se mudar para o país. Mas haverá um período de transição para que todas as pessoas, trabalhadores ou turistas, adequem-se às novas medidas a partir de março de 2019, data prevista para a dissociação oficial do Reino Unido da UE.    

Durante este período de transição, os europeus que forem ao Reino Unido para trabalhar deverão apenas fazer um registro junto ao Home Office, sem correr o risco de sofrerem restrições.    

Mas a proposta tem sido fortemente criticada por partidos de conservadores, como o ex-líder da UKIP Nigel Farage, que acusa May de aceitar todas as imposições da UE, sem se preocupar com o fluxo de imigrantes ao Reino Unido. 

Apesar do Brexit, o número de europeus que atualmente trabalham em território britânico bateu um novo recorde. De acordo com dados publicados pelo jornal Financial Times, há 2,37 milhões de europeus no mercado de trabalho do país, o que representa um aumento de 126 mil pessoas no período de abril a junho de 2017, comparando-se com o ano passado.