ASSINE
search button

Israel revoga credencial de jornalista da 'Al-Jazeera'

Emissora do Catar é acusada'de 'incitar' violência no país

Compartilhar

O diretor de imprensa do governo israelense, Nitzan Chen, revogou nesta quarta-feira (16) a credencial do correspondente da agência de notícias Al Jazeera em Israel, Elias Karram, devido a suas declarações polêmicas.

"Colocamos em dúvida a sua capacidade como representante de uma rede estrangeira, de cobrir, como um jornalista profissional, o conflito israelense-palestino, no qual de acordo com as suas próprias palavras, ele tem uma parte ativa", disse Chen durante o anúncio.

No último dia 6 de agosto, o ministro israelense de Comunicação, Ayub Kara, anunciou que o país estava se preparando para fechar os escritórios da agência de notícias em Jerusalém, além de revogar as credenciais de seus jornalistas.

Em comunicado, Chen disse que em 26 de maio de 2016, Karram afirmou em entrevista que "como jornalista palestino na área ocupada ou em zona de conflito, o trabalho da mídia é uma parte integrante da resistência e de suas atividades educacionais políticas. O jornalista cumpre o seu papel na oposição com a caneta, a voz ou a câmera porque é parte do seu povo e cumpre a sua força de forma única".

Segundo o diretor de imprensa de Israel, as declarações atribuídas a Karram foram polêmicas e entregues pelo ministro Kara e pelo porta-voz do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, para a mídia árabe.

A tensão entre as duas partes se acirrou por dois motivos. A primeira razão é pela acusação de diversos países árabes de que a emissora do Catar "patrocina" grupos terroristas, em um boicote que já dura semanas ao governo daquele país.

O segundo tem a ver com a cobertura da "Al Jazeera" dos recentes conflitos entre palestinos e israelenses na Esplanada das Mesquitas - ou Monte do Templo para os judeus. A medida serve para evidencia a luta contra o terrorismo e contra o Islã extremista, de acordo com o ministro Kara. Para o governo, a segurança e a preservação dos cidadãos prevalecem sobre a liberdade de expressão.