ASSINE
search button

Em livro, Papa pede perdão e diz que pedofilia é 'monstruosidade'

Francisco assinou o prefácio de livro escrito por uma vítima

Compartilhar

O papa Francisco pediu perdão por toda a "monstruosidade" dos crimes de pedofilia já cometidos dentro da Igreja Católica, ao assinar o prefácio de um livro do ex-coroinha Daniel Pittet, o qual foi revelado nesta quarta-feira (16) pelo jornal alemão "Bild". "Trata-se de uma absoluta monstruosidade, um pecado terrível, que contradiz tudo o que a Igreja ensina", escreveu o Pontífice.

"Algumas vítimas chegaram a tirar a própria vida. Essas mortes pesam no meu coração, na minha consciência e em toda a Igreja.

Para essas famílias, quero expressar meu amor, minha dor e pedir, com toda humildade, perdão", implorou Francisco. "Como pode um padre, a serviço de Deus e da Igreja, causar tanto mal?", questionou o Papa no prefácio.

O livro "Meu Pai, eu te perdoo" será lançado amanhã em toda a Alemanha. O autor, Daniel Pittet, foi coroinha da Igreja Católica e sofreu abusos sexuais de um sacerdote na Suíça. Pittet conheceu o Papa em 2015, o qual aceitou escrever o prólogo da obra e destacou que "testemunhos como o dele lançam luz sobre uma zona terrível e sombria na vida da Igreja". No livro, o autor descreve os abusos que sofreu entre 1968 e 1972 pelo padre Joel Allaz, um suíço da ordem dos capuchinos.

Pittet esperou mais de 20 anos para colher denúncias contra o sacerdote, que chegou a ser transferido duas vezes para a França.